Enquanto empreendedora, é imperativo saberes que o teu tempo não é infinito. Não é possível fazeres tudo e em mais do que uma situação, vais ter de fazer seleções sobre onde aplicar o teu tempo da forma mais rentável. Numa primeira fase de um negócio digital, por exemplo, vais ter de perceber em que plataformas vale a pena estar. Ter um bom posicionamento digital é exigente e torna-se ainda mais difícil se não fizeres esta filtragem. Sendo que há cada vez mais plataformas por onde escolher, hoje venho ajudar-te a responder à questão “Em que plataformas deve mesmo estar o meu negócio?”.

 

Como escolher as plataformas onde o teu negócio deve estar?

Site

Ao contrário do que possas pensar, o teu negócio tem de ter um site. Confesso que fico sempre surpreendida quando alguém acha que não é preciso ter um site e que basta vender numa rede social. E se essa rede social terminar amanhã? O problema de fazeres isto é que estás dependente de algoritmos que não controlas e arriscas-te a perder todo o teu trabalho se a plataforma decidir fechar do dia para a noite.

Fazer um site demora pouco mais de um par de horas e permite-te apresentar o teu serviço de uma forma muito mais profissional. Há pouco tempo fiz uma sondagem no meu Instagram onde perguntava se as pessoas que compravam em contas de Instagram reparavam se as mesmas tinham site ou não e se isso influenciava de alguma forma a hora da compra. O resultado? Não teres um site pode reduzir as tuas hipóteses de vender em 54%, exatamente porque, sem ele, não passas a confiança que o consumidor procura. 

Há outro motivo gigantesco para teres um site: os motores de busca. Quem necessita efetivamente dos teus produtos ou serviços, está à procura deles no Google. E não, não vais aparecer como resultado de pesquisa através da tua conta no Facebook ou Instagram. Com as estratégias certas, podes posicionar-te para uma ou mais palavras-chaves e conseguires captar utilizadores a partir do Google. Haverá melhor local para captação de clientes? Nos motores de busca, estas pessoas já estão à procura do que tens para oferecer, por isso só tens de convencê-las que o teu produto ou serviço é que o que elas necessitam.

Recomendo a criação do teu site no WordPress.org. Neste artigo, podes encontrar 8 templates gratuitos para instalares no teu site e não teres de te preocupar com o design do mesmo. 

 

 E-mail marketing

Agora que já estás a captar possíveis clientes no teu site, tens de reter os contatos do máximo de pessoas que te visitam. Como vais fazê-lo? Através de uma boa plataforma de e-mail marketing. Imagina que tens uma publicação de blog super bem posicionada no Google, que te está a gerar imensas visitas. Isto significa que há uma série de pessoas que te estão a visitar tendo em mente exatamente o que tu ofereces ou o tema que tu dominas. Já pensaste no que poderias fazer se efetivamente pudesses contactar com elas e oferecer-lhes mais informações sobre os teus produtos? Além de aumentares a tua relevância para essa pessoa, ganhas outro veículo para conseguir converter.

Não te podes dar ao luxo de perder contatos de possíveis interessados no produto ou serviço que tens para oferecer, portanto faz todo o sentido que cries um produto-íman e que espalhes caixas de subscrição por todo o teu site. Será na plataforma de e-mail marketing que escolheres que vais fazer, depois, a gestão dos contactos que vais receber. Aí podes criar grupos e automações que te permitam contactar de uma forma mais personalizada com determinados subscritores, oferecendo-lhes exatamente aquilo que necessitam.

Além disso, é também na plataforma de e-mail marketing que vais criar a tua newsletter. Outra excelente forma de ofereceres conteúdo e promoções exclusivas. gerar urgência, etc. Esta é também uma excelente forma de comunicares com as pessoas que já te compraram qualquer coisa. Desta forma, consegues manter uma relação, informá-los de novidades, oferecer-lhes promoções mais pertinentes… São literalmente só vantagens!

A plataforma que utilizo e recomendo é o Mailerlite. O Mailchimp também é uma boa opção, mas as diferenças de preços quando começas a ter mais subscritores são significativas. 

 
Redes sociais

No mínimo, numa rede social à tua escolha. No entanto, repete comigo: “Eu não tenho de estar em todo o lado”. Ao contrário do que te possam fazer parecer, tu não tens de estar em todo o lado para ter um bom posicionamento online. Tens sim de estar onde está o teu público-alvo. Após definires o teu público-alvo e criares a tua persona, tenta perceber os seus comportamentos e hábitos de consumo. Tenta compreender em que redes sociais está, se costuma comprar online e, se sim, em que locais o faz. Se a tua persona estiver em várias redes, é fácil: opta por aquelas em que ela passa mais tempo.

Se a tua persona passa mais tempo na rede x, isso significa que vai haver uma maior probabilidade de ser impactada pela tua marca. Numa primeira instância, é provável que a tua primeira escolha seja entre o Instagram e o Facebook.

e sobre o pinterest?

Pode também ser extremamente proveitoso estares no Pinterest. Porquê? O Pinterest vai ajudar a aumentar significamente as visualizações dos teus artigos o que, a longo prazo, vai ajudar-te com o posicionamento nos motores de busca. É também uma excelente local para estares se vendes produtos digitais. Isto porque grande parte do público do Pinterest é brasileiro e, falando nós a mesma língua, acabas por estar a estender o teu público sem ter de efetivamente repensar a tua comunicação.

Para produtos físicos, esta regra já não se aplica. O público português não tem por hábito comprar produtos físicos através do Pinterest e, caso não envies internacionalmente, a plataforma pode não fazer sentido. Caso o teu site não tenha componente de blog, dificilmente vais gerar tráfego através do Pinterest também. Há alguns casos em que o Pinterest pode ajudar a trazer seguidores para o Instagram, mas não é algo fácil, por isso dependendo do tempo que tens, talvez seja melhor alocá-lo noutro local. 

O Linkedin faz mais sentido em contratação de serviços e, mesmo assim, é importante perceberes se o público que os contrata está efetivamente por lá. Depois, é analisares o Youtube, o Twitter e o Tiktok, sendo que o Snapchat já caiu em desuso. Lembrando sempre que estas redes tendem a ser mais para o posicionamento e visibilidade da tua marca, já que não são plataformas que por norma gerem compras efetivas.

 

Ainda tens dúvidas sobre em que plataformas o teu negócio deve estar?

Se ainda sentes dificuldades nestas fases introdutórias e ainda te sentes perdida sobre as plataformas onde o teu negócio deve estar, recomendo-te que faças o curso de Iniciação ao Marketing Digital para Negócios. Este curso foi desenhado para te ajudar a compreender os básicos do Marketing Digital e é excelente para te ajudar com estas primeiras decisões de criação de um negócio. Inscreve-te já que vou adorar ver-te na nossa comunidade!