Ao contrário do que a maioria pensa, o e-mail marketing não está morto. Uma newsletter continua a ser uma das melhores formas para comunicares com pessoas que estão realmente interessadas no teu conteúdo e, desta forma, estabelecer uma maior proximidade e cimentar a tua autoridade. O problema é que, quando pensas em newsletter, se calhar a primeira coisa que te vem à cabeça é publicidade excessiva ao invés de conteúdo de valor – e é aqui que muitas empresas e marcas erram. Se optares pela estratégia certa, podes transformar a tua lista de subscritores numa autêntica mina de ouro! Mas não é disso que vamos falar hoje. Neste artigo, quero ajudar-te a escolheres a plataforma certa para começar uma newsletter.
Ah e, não te esqueças: antes de começares a tua newsletter, deves preparar um produto-íman para cativar os teus subscritores. Um produto-íman é um produto que ofereces gratuitamente em troca do e-mail do utilizador. Não sabes o que oferecer? Espreita estas ideias!
As melhores plataformas para começar uma newsletter
Mailchimp
O Mailchimp é uma das plataformas de e-mail marketing que mais funcionalidades oferece. É extremamente completa e é, sem dúvida, uma mais valia para qualquer negócio. Além de uma série de ferramentas relacionadas com estatística e segmentação de público que podem ser extremamente úteis, especialmente para desenhares funis de conversão, o Mailchimp é a sugestão com mais integrações diretas com outras ferramentas. Porque é que isto é importante? Porque podes, por exemplo, ligá-lo diretamente com a tua plataforma de vendas e automatizar uma série de ações relacionadas com e-mail marketing como o envio de um e-mail sobre o funcionamento do curso ou lembretes das horas das aulas. Além disso, o Mailchimp é uma plataforma com autoridade, o que significa que só por estares a utilizá-la, estás a diminuir a probabilidade de ires parar ao spam.
O problema? A versão gratuita é muito limitada (não tem a grande maioria das funcionalidades) e a versão paga, a partir de um determinado número de contactos, é dispendiosa. O Mailchimp oferece três planos pagos sendo o plano Essentials o mais barato. Por exemplo, neste plano o valor mensal até 5000 contactos é de $52,99. Só que, neste plano, não usufruo das ferramentas incríveis que o Mailchimp pode oferecer-me e tenho acesso exatamente às mesmas ferramentas que tenho no Mailerlite, por um preço mais económico.
Mailerlite
O Mailerlite é uma das minhas plataformas preferidas. Sinto que tem uma das melhores relações qualidade-preço do mercado, já que me permite ter acesso a todas as ferramentas que são essenciais para uma boa exploração da lista de e-mails. Consigo criar facilmente formulários para os utilizadores subscreverem a minha newsletter e criar páginas de aterragem caso necessite, de uma forma muito fácil e com um editor drag n drop. Com este tipo de editor, não tens de saber nada de código; consegues criar uma página bonita rapidamente.
Permite-me criar e segmentar grupos de subscritores, por exemplo, o que é extremamente útil para quando quero enviar comunicações ou promoções específicas a clientes que compraram determinado produto (ou não compraram nada). Consigo também criar automatismos ou seja, fluxos que e-mails que ficam a funcionar sozinhos quando alguém subscreve a uma das tuas caixas de formulário. Além disso, tal como o Mailchimp, o Mailerlite é uma plataforma com antiguidade e autoridade, o que ajuda a diminuir a probabilidade da tua newsletter ir parar ao spam.
No Mailerlite, o plano pago tem acesso a todas as funcionalidades da plataforma e até 5000 contactos tem o custo de $30. Outra das grandes vantagens é que o Mailerlite tem um dos interfaces mais amigos do utilizador que testei. Se, por acaso, estás a começar uma newsletter e tens zero de experiência com ferramentas de e-mail marketing, o Mailerlite é mesmo a tua melhor opção.
Flodesk
O Flodesk é uma plataforma de e-mail marketing recente, no entanto é uma das opções mais baratas do mercado. Independentemente do número de subscritores que tenhas, o valor mensal que pagas é sempre $38. Sei que soa dispendioso, mas a verdade é que a partir dos 5000 subscritores este valor é o mais baixo que vais conseguir pagar. Além disso é muito fácil encontrares ótimos códigos de desconto, por exemplo, se aderires ao Flodesk através do meu link de afiliados, vais pagar apenas $19 mensais. Para quem está a começar uma newsletter e não quer gastar muito, esta é uma boa sugestão.
Uma das coisas que mais gosto no Flodesk são os modelos das newsletters. Esteticamente, são giríssimas! Em termos de ferramentas, é uma das plataformas mais simples mas permite o básico: ao envio de newsletters e a criação de grupos, automações e formulários. Não avança muito mais que isto o que, por um lado, torna também a própria experiência do utilizador mais simples. Isto pode ser uma vantagem se te sentes facilmente intimidada com novas ferramentas. Como é uma plataforma mais recente, é importante ter em conta que não tem grandes integrações.
Mailpoet
Ao contrário das sugestões que referi anteriormente, o Mailpoet é um plugin do WordPress. Basicamente, o Mailpoet permite-te enviar e-mails diretamente do painel de administrador do teu site. Por um lado, esta particularidade permite-te descomplicar determinadas situações, como por exemplo a construção e colocação de formulários diretamente no site; contudo, também limita a própria ferramenta. Além disso, o Mailpoet também é substancialmente mais caro do que o Mailerlite – para fazer uma comparação direta, posso dizer-te que até 5000 contactos o Mailpoet custa $50 mensais.
A versão gratuita do Mailpoet é excelente, já que até 1000 subscritores consegues usufruir de todas as funcionalidades da plataforma. Isto já não acontece no Mailerlite por exemplo. Aliás, não acontece na larga maioria das plataformas de e-mail marketing; há sempre funcionalidades que só estão disponíveis na versão paga. Se queres manter as coisas o mais simples possível, o Mailpoet é outra excelente sugestão.
Espero que te este artigo te tenha dado uma ajuda extra a descobrir a plataforma perfeita para começares a tua newsletter! Existe ainda outras plataformas como o Convertkit e o Mailster, contudo eu sinto que estas são excelentes pontos de partida, dependendo da tua estratégia de marca. Preparada para arrasar com a tua nova newsletter?
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