Uma pergunta que recebo centenas de vezes é “Qual o melhor curso de Marketing Digital do mercado?” ao que eu respondo quase sempre “Vem aprender comigo e não gastes dinheiro nisso”. Portanto começo este artigo já a dizer que acho uma completa perda de tempo e deitar dinheiro à rua e passo a explicar porque não vale a pena investires num curso de marketing digital – pelo menos em Portugal.

 

Lê também “Como ganhar dinheiro com um blog em Portugal”

Inscreve-te na Iniciação ao Marketing Digital para Negócios

 

E porque não vale a pena investires num curso de Marketing Digital?

O Marketing Digital tem um “pequeno problema”, é que está em tamanha expansão e desenvolvimento que o que é verdade hoje pode já não o ser amanhã. Ora, a facilidade com que se altera o currículo de um curso não é assim do pé para a mão, o que implica que a maioria dos cursos de Marketing Digital do mercado estejam desatualizados. Seja porque têm módulos de coisas que já não são importantes, seja porque explicam determinadas coisas que já não são bem assim.

Quem é que quer pagar 2 ou 3 mil euros por um curso para sair de lá e ter de ir estudar por conta própria o que é que está realmente em vigor atualmente?

Para além de estarem maioritariamente desatualizados, os cursos de Marketing Digital do mercado focam-se em ensinar Marketing Digital de uma forma demasiado abrangente. Ou seja, não há cursos focados especificamente em funções, e ser account não é o mesmo que ser estratega, e ser estratega não é o mesmo que ser gestor de redes sociais, e ser gestor de redes sociais não é o mesmo que ser blogger ou youtuber. E eu percebo que os cursos da faculdade também não aprofundam as variadas funções que podes desempenhar com um só curso, mas os cursos de Marketing Digital mais populares do mercado não são cursos universitários, são cursos com um cariz profissional, e por isso deviam ensinar uma profissão – ou pelo menos existirem módulos optativos em que cada pessoa poderia escolher perceber um pouco mais de determinada coisa.

Não acho que alguém que acabe um curso de Marketing Digital esteja preparado, por exemplo, para trabalhar por conta própria. Não acho que os cursos tenham exercícios práticos suficientes para que a pessoa consiga pegar num cliente e elaborar um plano de marketing ou traçar uma estratégia.

A juntar a todos estes fatores, os cursos de Marketing Digital existentes em Portugal são demasiado caros para o impacto que (não) têm na carreira de quem os faz. Vale a pena investir se isso valorizar o nosso CV, se isso nos fizer estar preparados para nos lançarmos num negócio nosso ou se isso nos deixar cheios de potencial para arrasar num novo desafio nessa área. Mas os cursos existentes em Portugal não, não fazem nenhuma destas coisas. São caros de mais e no fim é comum que as pessoas continuem a precisar de ajuda para saber como aplicar o que aprenderam no curso.

Sabes o que te digo? Não há escola como trabalhar numa empresa da área na qual queres aprender qualquer coisa. E se estás disposto a gastar 2 ou 3 mil euros num curso também estás disposto a aproveitar essas horas do curso para trabalhares gratuitamente numa empresa relevante. Sim, vais trabalhar de borla, mas confia quando te digo que sais de lá pronto para MUITO mais do que saindo de um curso qualquer. E quando chegares a uma entrevista de trabalho vais poder contar experiências, e não teorias.

Queres saber alguns cursos existentes online que valem realmente a pena e que, nem todos juntos, se aproximam aos preços dos cursos de Marketing Digital do mercado? Segue os links abaixo:

Marketing Digital Completo 2018

SEO completo – do básico ao avançado

Instagram Marketing – Guia completo para negócios

Google Analytics para Iniciantes