Promover uma publicação no Instagram nunca foi tão fácil. Após publicares poderás reparar que por baixo desse conteúdo, no teu feed, aparece um botão azul que diz “Promover”. Ao clicares terás quatro passos até concluíres a configuração da tua promoção: para onde queres redirecionar as pessoas; qual o público-alvo para quem queres apresentar a promoção; qual o orçamento diário e a duração; e por fim um ecrã de confirmação com o resumo do que definiste anteriormente.
Então as principais questões deixaram de andar à volta de como promover uma publicação no Instagram, no sentido estrito, e são um pouco mais abrangentes:
- que tipo de publicações devo promover?
- como seleciono o público-alvo certo para a minha campanha?
- qual o valor e duração que me permitirão ter os resultados pretendidos?
- em que momento devo fazer a promoção de um conteúdo publicado no feed?
E é a esta última questão que este artigo vem dar resposta. O conteúdo deste artigo foi elaborado com base em testes realizados por mim ao longo do último ano, em várias contas, com conteúdos e públicos diferentes. Nada do que aqui está escrito foi confirmado pelo Instagram, mas sabemos que a empresa não revela propriamente os segredos do seu algoritmo para o público.
Qual a melhor altura para promover uma publicação no Instagram?
Esta pergunta remete para dois tipos de resposta diferentes: uma, relacionada com o tempo decorrido desde a publicação e outra relacionada com a hora do dia e dia da semana. O meu foco é na primeira, mas vou deixar também algumas dicas para ajudar a responder à segunda.
Talvez nunca tenhas reparado em tal coisa mas parece que cada publicação de Instagram tem uma quota de alcance. Ou seja, se tudo decorrer dentro da normalidade, o alcance de uma publicação tem pouca variação. E esse alcance é distribuído pelas várias fontes de onde poderão vir pessoas até à tua publicação: página inicial, explorar, hashtags, localização, identificação de outra conta…
Aparentemente, no que toca a estes fatores, um alcance maior num irá reduzir o potencial de alcance nos outros. Ou seja, se tens um alcance superior vindo de uma hashtag (por exemplo há grupos de interação que funcionam através de hashtags), isso irá reduzir o alcance vindo da página inicial. Como se existisse uma quota que se extingue.
Sabemos que o alcance de um conteúdo aumenta se este for muito partilhado, se gerar um número de comentários bastante mais elevado do que o habitual ou se for partilhado por alguém com muitos seguidores. Mas o mesmo parece não se verificar quando não há partilhas ou comentários envolvidos.
Assim sendo, promover um conteúdo logo após a sua publicação não tem o mesmo benefício do que promovê-lo alguns dias depois – se o valor da promoção for baixo.
Exemplo prático
Publiquei uma fotografia na conta @armariocapsula.pt e como lhe queria dar um boost e “garantir” que ia ter melhores resultados do que o habitual – porque os resultados orgânicos desceram um pouco após uma ausência prolongada -, promovi logo após a sua publicação.
Resultados da promoção
- 5€/2 dias
- mulheres entre os 23 e os 30 anos
- Lisboa, Santarém, Coimbra, Braga, Porto e Portalegre
- 5999 de alcance
- 356 gostos
Resultados médios de uma publicação semelhante, sem promoção
- 5961 de alcance
- 323 gostos
É estranho que, tendo promovido, não tenha havido um boost. Na verdade, os resultados foram quase os mesmos do que se não tivesse promovido. O que me leva a crer que há realmente ali uma quota, o que foi mostrado de forma paga deixou de ser mostrado de forma orgânica. A não ser que o investimento fosse muito superior, havendo um compromisso do Instagram em mostrar a um número mínimo de pessoas bem superior à media de alcance das minhas fotos.
Decidi então fazer outro teste. Noutra foto exatamente do mesmo género esperei 3 dias até a promover.
Resultados orgânicos, antes da promoção
- 5221 de alcance
- 346 gostos
Resultados da promoção
- 5€/2 dias
- mulheres entre os 23 e os 30 anos
- Lisboa, Santarém, Coimbra, Braga, Porto e Portalegre
- 10698 de alcance
- 532 gostos
Os resultados da segunda promoção foram muito diferentes dos da primeira. E este é apenas um caso concreto que estou a partilhar contigo, já realizei este teste outras vezes sempre com resultados semelhantes. Mas é algo que só começou a acontecer a partir do fim do verão para cá. Talvez tenha havido mais uma alteração no algoritmo.
Há um melhor horário para fazer promoções?
O segundo tema não ficou esquecido e por isso vou dar-te algumas dicas. Uma promoção no Instagram decorre normalmente de forma contínua, pelo que a promoção irá estar a correr dia e noite, 24 sobre 24 horas, durante o período selecionado por ti. Claro, quanto menos gente existir online menos probabilidade há do teu anúncio ser mostrado – especialmente se fizeste um ótimo trabalho de público-alvo que impede que o Instagram mostre o teu anúncio a toda a gente e mais alguma e obriga a que mostre apenas a pessoas que são efetivamente teus potenciais clientes ou seguidores – e por isso durante a noite o alcance e consequentemente o montante gasto será sempre menor.
Mas há algo que pode ajudar: fazeres uma promoção que esteja a decorrer durante um fim de semana ou feriado. Normalmente as pessoas passam mais tempo nas redes sociais quando têm mais tempo livre e especialmente quando o tempo não está favorável a grandes planos – os resultados no inverno costumam ser mais favoráveis do que no verão.
Há realmente melhores horários para publicar no Instagram, já que a primeira hora do teu conteúdo é a mais importante para gerar a maior interação possível, mas isso não se aplica de igual forma aos anúncios – podes ler mais sobre isto no meu livro “Influencia!”.

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