Criar um negócio próprio é o sonho de cada vez mais pessoas. Por um lado porque ambicionam trabalhar naquilo que realmente amam e poderem decidir o rumo da sua carreia, por outro porque procuram flexibilidade, horários controlados por si e livrarem-se de patrões que muitas vezes não têm qualquer consideração pelo empregado.
Com a era digital tornou-se ainda mais fácil criar e expandir um negócio. Os negócios online têm proliferado e as histórias de sucesso são já mais que muitas.
Mas afinal, que conhecimentos precisas ter para criar um negócio online? É assim tão difícil? Estará ao teu alcance? É preciso investir muito dinheiro? É preciso ir tirar todo uma nova licenciatura?
Calma!
É muito mais fácil do que possa parecer à primeira vista e eu vou ajudar-te a perceber exatamente o que precisas para criar um negócio online.
Que conhecimentos precisas ter para criar um negócio online?
Primeiro que tudo, precisas de saber mexer num computador com destreza. Não, não é necessário perceberes de coisas super técnicas, mas perceberes minimamente sobre criar ficheiros, trabalhar com o computador e explorar a internet.
Ser curiosa e desenrascada
Sim, esta é provavelmente a skill mais importante de todas! Não sabes como fazer qualquer coisa no teu site? Pesquisas no Google e segues um tutorial. Há uma ferramenta nova que te vai otimizar processos? Tiras uma tarde para aprender a mexer nela. Sempre que não sabes algo perguntas, investigas, pesquisas, exploras até encontrares a solução.
Quando estamos a começar é impossível haver budget para pagar para nos fazerem tudo, como tal, quanto mais proativas e desenrascadas formos, mais rapidamente iremos crescer. O Google é o teu melhor amigo, acredita.
Criar um site online
É cada vez mais fácil criar um site, e sabendo mexer no computador e seguir dicas de um vídeo consegues fazê-lo em pouco mais de 10 minutos. Sem precisares de perceber de programação ou qualquer outra coisa. Onde te recomendo a criar? No Squarespace ou instalando o WordPress num alojamento próprio.
Recomendo o Squarespace se sentes que percebes zero de sites, se não tens muita paciência para explorar e se não te importas de pagar um bocadinho mais para ter ferramentas muito mais fáceis de utilizar. Se o teu site é bastante simples e não tens loja online, melhor ainda.
Recomendo compra de alojamento na WebHS e instalação do WordPress se queres algo que fica a um preço mais barato por ano, sobre o qual tens total domínio, mas que te vai dar um bocadinho mais de trabalho a criar. Não é tanto por uma questão de conhecimentos mas porque precisas de ser tu, proativamente, a escolher e comprar um template que te agrade, a instalá-lo, a personalizá-lo e a configurar todo o site. Não precisas saber absolutamente nada de código mas precisas de investir algum tempo.
Ter conhecimentos básicos de design
Não, não precisas de todo um curso. Precisas em primeiro lugar de consumir conteúdo bem feito – nas redes sociais principalmente – para perceberes como é que as marcas com bom branding fazem quando querem comunicar alguma coisa. Precisas também de uma ferramenta muito simples, o Canva. É uma plataforma online onde podes criar tudo, de cartões de visita a flyers, de posts para as redes sociais a apresentações e reports. A versão paga é completamente suficiente para a maioria das pessoas.
O Canva tem templates pré-feitos de tudo, mas se queres realmente construir uma marca forte não te recomendo a usá-los. Porquê? Como deves calcular, sendo uma ferramenta gratuita, há milhares de pessoas a usarem-na. Os templates mais giros são usados tantas vezes que o mais provável é que acabes com tudo igual ao vizinho do lado.
Para evitares que isso aconteça aconselho-te a aquirires templates pagos para aquilo que precisas fazer, em sites como o Creativemarket.com. Há templates para editares no Canva, ou seja, continuas a não precisar de nenhum curso nem sequer de instalar ou comprar programas difíceis.
Templates para stories e posts de Instagram » clica aqui
Templates para Pinterest » clica aqui
Templates para ebooks » clica aqui
Usar o marketing e a comunicação digital a favor do teu projeto
Marketing digital é o tema do momento, mas há uma boa razão para isso. Estando a maioria do público online é lá que as marcas sentem necessidade de comunicar e de expôr os seus produtos. Por isso, se não queres ficar para trás, precisas de te inteirar dos termos de marketing digital e aprender a planear e delinear uma estratégia.
Recomendo MUITO o curso “Marketing Digital Completo” da Udemy, tem um preço ultra acessível e é mesmo muito completo.
Para aprenderes sobre newsletter e meteres uma estratégia de email marketing a funcionar, usares o MailerLite tem neste momento bem mais vantagens do que usares o Mailchimp. Aprende tudo sobre esta ferramenta no curso “Complete email strategy made easy with MailerLite”. Podes também assistir gratuitamente ao curso “Email marketing with MailerLite” só para perceberes como é que a ferramenta funciona, é um curso muito básico mas que ajuda a iniciar.
Saber escrever corretamente na língua em que queres comunicar
E isso inclui a língua portuguesa. Sim, eu sei que não estás a lançar um negócio de professora online, mas a forma como comunicas dá ou retirar total credibilidade à tua marca. Se dás demasiados erros ou se tens dificuldade em fazer-te entender, como esperas que os potenciais clientes compreendam o que tens para oferecer e se interessem por ti num universo inundado de comunicação a todos os segundos?
Tens dificuldade? Quanto mais treinares escrever, melhor desempenho terás. Para além disso, existem institutos para aprenderes línguas, aplicações online e cursos e workshops de comunicação criativa e storytelling.
Informação sobre faturação e contabilidade
Podes contratar estes serviços mas provavelmente no início irás apenas abrir atividade como Empresário em nome individual (ENI) sem contabilidade organizada, pelo que deves informar-te sobre: os CAES que deves adicionar à tua atividade, conforme o que for o teu negócio; cobrança de IVA; processos de declaração de rendimentos à Segurança Social; faturação.
Não deixes arrastar, não fiques preguiçosa só porque tens de ficar umas horas na fila para tratar de alguma coisa ou porque uma simples pergunta demora séculos a obter resposta. És a única que ficará prejudicada se as coisas não forem feitas com devem ser, portanto, por muito que detestes todas as burocracias associadas a isto, elas são necessárias e fazem parte de ter um negócio online.
Se pelo caminho poderás precisar de perceber mais algumas coisas? Claro que sim, mas com teu espírito criativo e desenrascado vais chegar lá rapidamente. Lembra-te que os motores de pesquisa são os teus melhores amigos e hoje em dia há livros e cursos online para tudo e mais alguma coisa. Não há nenhuma razão para não seres uma empreendedora de successo.
roadmap para criar um
negócio digital
Lançar um negócio completamente sozinha pode ser intimidante, acima de tudo pela quantidade de tarefas que implica. Para não te esqueceres de nada, criei esta roadmap onde vou dizer-te passo a passo o que precisas para tirar a tua ideia do papel!