Como mentora de negócios posso dizer que esta é, sem dúvida, uma das perguntas que mais me fazem: que negócio devo abrir no digital? Cada vez tenho mais mulheres na minha audiência que ambicionam a liberdade que ter um negócio próprio dá. Querem trabalhar para si mesmas, fazer os seus próprios horários e não terem de esperar pelo reconhecimento de outras pessoas. Se estás a ler este artigo, com certeza que este cenário também está nos teus desejos – só te falta a ideia.
Como decidir que negócio devo abrir no digital?
O mercado está cheio de oportunidades. Essas oportunidades são perguntas, dúvidas, problemas ou sonhos que as pessoas têm mas para as quais não encontram resposta, solução ou o caminho para lá chegarem. E, com tantas pessoas diferentes no mundo, é claro que (e especialmente nos dias de hoje) há público para tudo.
No entanto, para algumas dessas perguntas e dores, já existem muitas opções de soluções no mercado. Para outras, não existe quase nada; ainda não existem ou existem poucos negócios criados a partir dessas necessidades – e são estes que são as melhores oportunidades em termos de rentabilidade. Porquê? Porque não tens de preocupar assim tanto com o que já está a ser feito.
Atenção, mesmo que já exista concorrência para o que queres fazer, isto não significa que tens de largar a tua ideia. Significa apenas que tens de arranjar uma forma de te diferenciares do que já está a ser feito. Tens de pensar no que é que te vai distinguir dos outros e o que é que podes fazer de diferente, caso contrário serás apenas mais uma num mar de opções – e não é isso que queres. A entrada no mercado pode ser mais difícil, mas se de alguma forma ofereceres algo diferente, vai haver espaço para ti.
Nicho
Ao teres esta primeira percepção, estás a definir o teu nicho. O nicho é um segmento do mercado. É algo mais específico dentro de algo genérico. Por exemplo, a maquilhagem é um nicho dentro da beleza, mas a maquilhagem para noivas é um nicho ainda mais específico, ou maquilhagem de fantasia.
Afunilares o teu nicho é a resposta para conseguires entrar num mercado com mais concorrência, como é o caso do da beleza. Se quiseres começar um negócio digital onde tenhas cursos de marketing digital, talvez já tenhas bastante concorrência. Contudo, se optares por te especializares numa determinada temática do marketing digital, como é o caso do SEO talvez já sejas das poucas (ou das únicas pessoas) a ter cursos sobre isto.
Sei que isto pode parecer intimidante. À primeira vista, podes achar que estás a limitar o teu público. E estás efetivamente, no entanto desde que exista procura, tu vais sempre vender. E se conseguires posicionar-te como uma autoridade na temática que abordas, vais poder vender os teus produtos ou serviços mais caros. Como há pouca oferta, as pessoas vão estar disponíveis para pagar.
Resumindo e concluído: o ideal é que encontres uma oportunidade de mercado pouco explorada mas para a qual exista procura. Obviamente que se escolheres uma coisa pela qual ninguém se vai interessar, não vais conseguir vender.
Paixão ou rentabilização?
No meu negócio, encontro dois tipos de pessoas: aquelas que querem muito trabalhar em algo que gostam e aquelas que querem ganhar mais dinheiro. Nenhum destes cenários está errado, sendo que obviamente a resposta ideal à pergunta “que negócio devo abrir?” é uma ideia que conjugue ambos os cenários
Se és daquelas pessoas que quer mesmo fazer o que gosta, o primeiro passo é pensares naquilo que realmente gostas de fazer. Não tens a certeza? Então pensa nas coisas que fazes realmente bem ou pergunta a duas ou três pessoas próximas para o que é que elas acham que tu tens mesmo jeito. Por vezes não ligamos a algumas características que temos como sermos muito arrumadas, termos ótima capacidade de planeamento, sermos sociáveis, sermos ótimas a ouvintes… Só que essas características podem ser o primeiro ponto de partida para criares um negócio.
Conheço projetos digitais que cresceram imenso e com todo o sucesso baseados exatamente nas características das suas empreendedoras. Projetos de organização, por exemplo, onde são dados workshops online de como organizar gavetas ou armários da cozinha ou projetos de produtividade, onde são comercializados cursos para melhorar a produtividade de quem trabalha em casa, por exemplo. Ideias simples, mas que começaram com algo que estas empreendedoras adoravam, em que eram efetivamente boas e que hoje são autênticos casos de sucesso.
Algumas perguntas que podes fazer a ti mesma nesta fase:
- Porque é que queres começar um negócio próprio? Quais são as tuas motivações?
- Em que é que és boa? Quais são as tuas competências? Que conhecimentos adquiriste ao longo dos anos? Não te censures nesta fase – escreve tudo o que te vier à cabeça; nada é “demasiado parvo”.
- O que é que gostas de fazer para te divertires?
- Que tipos de negócios te inspiram?
Se estás mais focada em ganhar dinheiro, és daquelas pessoas que gosta de demasiadas coisas e se farta depressa, então talvez seja uma ótima ideia explorares novos nichos de mercado. Aproveita oportunidades e buracos no mercado. Está muito atenta às tendências, ao que acontece e ao que está a ser lançado. Analisa os teus próprios cenários. Que problemas ou perguntas para as quais não encontras solução? Quais são as maiores dificuldades que sentes? Está sensível às necessidades das pessoas à tua volta e tenta perceber os seus problemas, o que sentem falta, como é que poderias ajudá-los. Estes problemas que surgem são excelentes pontos de partida para criares num negócio de produtos digitais.
O passo seguinte é compreenderes se as decisões que tomaste e se a ideia que estruturaste dá ou não um bom negócio. Como podes fazê-lo? Tentando perceber se há procura, fazendo estudos de mercado e seguindo fóruns e grupos de Facebook sobre o tema. Analisa a concorrência e tenta perceber o quão saturado está este meio e como é que te podes distanciar dos demais.
18 ideias de negócios para criares em 2021
- consultoria na tua área de expertise
- cursos online numa área que dominas
- revenda de produtos através de dropshipping
- revenda de produtos numa área específica
- venda de produtos personalizados (capas de telemóvel, t-shirts, canecas, quadros…)
- venda de embalagens para outros negócios
- fotografia de marca
- serviços de tradução
- gestão de redes sociais
- assistente virtual – faz este curso
- copywritter
- coaching
- design gráfico
- desenvolvedor web
- marketing de afiliados
- criador de conteúdos
- consultor de viagens de negócios
- organizador de eventos online
roadmap para criar um
negócio digital
Lançar um negócio completamente sozinha pode ser intimidante, acima de tudo pela quantidade de tarefas que implica. Para não te esqueceres de nada, criei esta roadmap onde vou dizer-te passo a passo o que precisas para tirar a tua ideia do papel!