Porque é que é importante atrair os clientes certos? Porque só assim conseguirás converter. Imagina: de que te interessa cativar uma pessoa que não tenha o poder económico para adquirir os teus produtos ou serviços? Ou que não precisa do que tens para oferecer? Se não estiveres a tentar chegar às pessoas que estão realmente interessadas no teu produto ou serviço não vais vender, não vais ter interação, não vais converter!

Esta é uma das principais razões para que muitos negócios falhem. Os empreendedores focam-se em atrair números – mais seguidores, mais visualizações, mais subscritores – sem se preocuparem com atrair as pessoas certas. E isso reflete-se em contas com vários seguidores mas uma interação muito baixa, pouca ou nenhuma conversão em vendas e emails que ninguém abre.

6 Regras para Atrair os Clientes Certos

Preocupa-te em ter o teu público-alvo bem definido

Antes de tudo, o mais importante é teres muito bem definido o teu público-alvo. Ao compreenderes as dores da tua audiência, o que procuram e quanto estão dispostos a pagar, conseguirás criar estratégias de comunicação que te permitam chegar de forma efetiva aos teus clientes. Para isso, é importante conhecê-los: os seus interesses, os seus hábitos, o que os motiva e, acima de tudo, os objetivos que pretendem atingir. Lembra-te: não é suposto comunicares para toda a gente ou não estarás a comunicar para ninguém.

Só depois de teres isto muito bem definido, é que conseguirás dar os próximos passos e atrair os clientes certos.

Descobre onde está o teu público-alvo

Após conheceres a fundo o teu público-alvo, é crucial saberes onde é que ele está. Se estivermos a falar de um negócio físico, obviamente que estaremos a falar em termos geográficos contudo, no online, estamos a falar em plataformas. Não vale a pena arranjares estratégias de comunicação para divulgar o teu negócio no TikTok se o teu público não está lá. Estás simplesmente a perder tempo e energia num local onde não vais conseguir angariar clientes.

Tenta perceber as plataformas que o teu público utiliza e comunica através desses canais. Lembra-te que, em 95% os casos, é interessante ter um site para que possas chegar a quem está a pesquisar nos motores de busca sobre os produtos ou serviços que comercializas.

 

 

Conhece o teu negócio a fundo

Para que possas atrair os clientes certos, tens de conhecer a fundo o teu negócio e os produtos ou serviços que estás a comercializar. Qual o benefício que os teus produtos pretendem oferecer? Como é se diferenciam dos demais? O benefício é a resposta para a pergunta: qual é a dificuldade ou problema que o produto/serviço soluciona? Já o diferencial é o que um produto tem de diferente em relação às outras opções de mercado – sejam concorrência direta ou indireta.

Sem conheceres estas características, é impossível saberes como cativar os clientes certos. Como terás a certeza que estás a abordar público que converta?

 

 

Posiciona-te como “a” resposta

Antes de seres reconhecido como uma autoridade, é preciso que as pessoas confiem e respeitem a tua opinião. Preocupa-te em passar o teu conhecimento e mostrar-te acessível e receptivo para os teus clientes. Mostra o teu conhecimento, o teu domínio sobre a temática que abordas e preocupa-te em oferecer soluções para as necessidades do teu público-alvo. Desta forma, conseguirás criar e estimular uma relação que acrescente valor ao teu cliente.

Cria produtos digitais grátis para os teus clientes, ajuda-os por mensagem ou contacto privado, envia uma newsletter que responda a dúvidas comuns do teu nicho… Não tenhas medo de oferecer o teu conhecimento! Se mostrares aos teus potenciais clientes que consegues definitivamente resolver os seus problemas (ou providenciar as ferramentas para que sejam capazes de fazê-lo) vais ser a primeira pessoa em que vão pensar no momento da compra. Vais ser a resposta óbvia às suas dores. Esta é uma estratégia excelente para aumentares o valor do teu negócio.

 

 

Espelha o comportamento do teu cliente ideal

É a simples lei da atração: tens mais probabilidade de atraíres clientes com um determinado perfil se espelhares as suas ações e comportamentos e interagires nos círculos sociais em que estão. Desta forma, conseguirás a sua empatia e atenção. Se pretendes atrair clientes com comportamentos sustentáveis, é óbvio que é essa a postura que deves ter espelhada na tua marca. Caso contrário, será impossível esta audiência quer “seguir-te” e adquirir os teus produtos ou serviços.

Ao adotares todos estes comportamentos e adquires a estratégia de ação correta será muito mais fácil atraíres os clientes que realmente te interessam. Só assim conseguirás maximizar todo o potencial da tua comunicação e conseguir uma maior taxa de conversão.

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Descobre o teu público-alvo

Teres um público-alvo bem definido é essencial para que consigas comunicar os teus produtos e serviços da melhor forma possível.  Neste workbook, vais encontrar exercícios práticos que te vão ajudar a perceber exatamente quem é o teu cliente ideal, para que finalmente possas vender tanto como sempre sonhaste!