O Tiktok está a ser um sucesso, isso é inegável. Com 800 milhões de utilizadores ativos em mais de 150 países, o Tiktok foi este ano considerado a sexta app mais popular, rivalizando com plataformas tão nossas conhecidas como o Instagram. Ainda assim, noto que ainda há muitas dúvidas sobre se vale ou não a pena entrar nesta aplicação. Neste artigo, quero ajudar-te a perceber até que ponto faz sentido utilizar o Tiktok para negócios.

 

 

Faz sentido utilizar o Tiktok para negócios?

Utilizar o Tiktok para publicitar o teu negócio pode ser especialmente interessante mediante o público-alvo que pretendes atingir e a tua área de atuação. Aliás, há marcas de elite que, talvez numa primeira instância, nunca associasses ao Tiktok a demonstrar que marketing é marketing. Basta adaptar a marca às características demográficas da plataforma para obter resultados excelentes.

Dou-te, por exemplo, o caso da Guess com o #InMyDenimChallenge, que encorajava os participantes a mostrarem as suas melhores transformações com peças de ganga da Guess. Resultado: a campanha superou as 83 milhões de visualizações e aumentou drasticamente a popularidade da Guess entre os millenials. Outro caso de sucesso muito similar foi o do Chipotle, uma cadeia de restaurantes mexicana, que desafiou os seus fãs no Dia do Abacate a partilharem os seus melhores passos de dança em honra do seu amor por este fruto. Soa ridículo, eu sei, mas o #GuacDance foi uma das campanhas mais bem sucedidas da marca até hoje, gerando mais de 800000 vendas de acompanhamento de abacate num dia. Durante os seis dias da campanha, existiram 250000 submissões de vídeos, o que gerou um total de 43 milhões de visualizações.

Marcas como a HP, a Lush, a Calvin Klein e o The Washington Post são apenas alguns nomes que nunca associarias à plataforma e que estão a fazer um sucesso estrondoso. O que é que isto te ensina? Que podes utilizar o Tiktok a favor do teu negócio!

 

 

Estratégias de Tiktok para Negócios

Os essenciais para vingar no Tiktok são criatividade e hashtags. Apesar de já poderes criar anúncios na plataforma, o Tiktok ainda não está a limitar demasiado o alcance das tuas publicações. Conclusão: se o teu conteúdo for criativo, dinâmico, souberes utilizar as hashtags a teu favor e tirares proveito das trends, vais conseguir crescer na plataforma.

 

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Curto, cativante e dinâmico

Ao contrário das restantes redes sociais, o Tiktok ainda não entrou na fase em que é exigida uma determinada qualidade estética. Não necessitas da melhor câmara ou iluminação para criar um vídeo que viralize. No entanto, é essencial que os vídeos sejam curtos, criativos e dinâmicos. Apesar da plataforma permitir a publicação de vídeos até 60 segundos, especialistas referem que os vídeos no Tiktok devem manter-se entre os 15 e os 30 segundos. Por norma, apenas tutoriais tendem a ter bons resultados mesmo quando a duração é superior a estes valores. Para manter o interesse em vídeos mais compridos, sê muito criativa na edição. Nada de tempos mortos, em que nada está a acontecer.

É igualmente essencial que, o que quer que faças, cative rapidamente o utilizador. Estudos referem que os utilizadores demoram um máximo (sim, máximo!) de três segundos a decidir se continua a ver o vídeo ou passa para o próximo. Apesar de poderes colocar um título no teu vídeo, é portanto recomendável saberes utilizar os primeiros segundos do teu vídeo. Podes optar por criar expectativa na tua audiência, gerando interesse e curiosidade ou utilizar call to actions, por exemplo. Lembra-te: o objetivo do Titktok é entreter.

 

 Hashtags e challenges

Não há nada que funcione melhor no Tiktok. Os challenges, sempre associados a uma hashtag, são o grande sucesso da plataforma. Se tiveres a capacidade de conseguir criar um challenge que viralize, a tua popularidade na aplicação vai explodir. Os challenges são, como o nome indica, desafios curtos muito dinâmicos que convidam os utilizadores a fazer determinada coisa: uma dança, uma transformação, mostrar qualquer coisa do seu quotidiano… Qualquer coisa, no fundo, desde que seja original e cativante. O ideal é que o challenge tenha impacto visual mas seja fácil o suficiente para que qualquer pessoa possa aderir.

As hashtags, tal como em qualquer outra plataforma, têm de ser trabalhadas. No Tiktok, idealmente deves colocar sempre três a cinco hashtags, todas extremamente relacionadas com o teu conteúdo. As hashtags estão sempre a viralizar no Tiktok, por isso o que faz sentido é que tentes criar conteúdo para estar presente nessas mesma hashtags. Por exemplo, se reparas que há um challenge que vai viralizar, tenta perceber como podes adaptá-lo à tua área de atuação e faz a publicação logo que possas. A rapidez, especialmente em estratégias de Tiktok para negócios, também conta. Isto porque a antiguidade de um vídeo tem poder para o algoritmo do Tiktok e pode ajudar-te a ficar bem posicionado nas pesquisas relacionadas com a hashtag.

 

Como é que outras marcas estão a utilizar o Tiktok na estratégia de negócio?

  • Marcas alimentares: receitas em 60 segundos, vídeos de empratamento e truques para facilitar na preparação do produto;
  • Marcas de cosmética: challenges com música em que as maquilhadoras se maquilham ao som da batida da música, tutoriais, dicas de como utilizar os produtos;
  • Academias e universidades: vídeos de histórias inspiradoras de alunos, bastidores, um dia na vida de um dos alunos;
  • Advogados: dicas rápidas de conselho legal;
  • Lojas de e-commerce: vídeos com demonstração dos produtos, vídeos com os produtos a serem utilizados, dicas para utilizar os produtos;
  • Marcas de vestuário: vídeos de diferentes looks com a peça x, como estilizar determinada tendência, challenges de antes e depois;
  • Músicos: lançamento de músicas exclusivas para utilizar no Tiktok, challenges de canto;
  • Jornais e revistas: partilha das notícias em pequenos vídeos;
  • Negócios de marketing: partilha de dicas, demonstração de resultados, tutoriais;
  • Coaches: partilha de dicas, challenges de desenvolvimento pessoal, vídeos com pequenas mudanças a fazer no quotidiano;

 

 

Como criar campanhas para o meu negócio no Tiktok?

Ok, agora que já sabes como deves criar conteúdo, faz sentido que tenhas uma noção de como podes investir no Tiktok. Como referi acima, o crescimento ainda é muito orgânico no Tiktok – e faz todo o sentido que tires proveito disso – no entanto também já é possível publicitar diretamente na plataforma. O gestor de anúncios do Tiktok é extremamente completo e permite-te controlar todos os dados demográficos e interesses do teu público. Existem quatro tipos de campanhas que podes gerar no Tiktok (todas elas super interessantes!), contudo o teu primeiro anúncio tem sempre de ser um In-Feed – só depois passas a ser visto como uma “business account” e podes explorar os restantes formatos.

 

In-Feed

Podes promover vídeos de nove a quinze segundos no feed dos utilizadores, na página para ti. Estes vídeos, apesar de patrocinados, podem ser saltados, como acontece nos Instagram Stories. Caso um dos teus vídeos tenha tido um desempenho orgânico excelente, pode ser uma boa estratégia continuar a publicitá-lo com um anúncio deste género.

 

Brand Takeover

O anúncio aparece mal o utilizador abre a aplicação e mantém-se alguns segundos fixo antes de passar para um anúncio In-Feed, que pode ser passado à frente. Normalmente, funcionam muito bem como estratégia de marketing direto e para gerar awareness da tua marca.

 

Hashtag Challenge

O anúncio aparece na página Explorar com o intuito de incentivar os usuários a aderir ao challenge. Os utilizadores vêem o teu vídeo para terem uma ideia em que consiste o challenge (não é por ser pago, que não deve ser apelativo!!!) e podem fazer o upload dos seus vídeos, juntando-se ao desafio e dando relevância à tua marca e hashtag.

 

Branded Lenses

Sabes os filtros e efeitos que toda a gente usa no Snapchat e agora no Instagram? Essa opção também existe no Tiktok. Podes criar um filtro ou efeito específico, referente à tua marca e ao pagares para publicitá-lo, ele aparece automaticamente no top de 10 filtros ou efeitos mais utilizados da semana. O filtro ou efeito que criares estará disponível por 10 dias. Uma estratégia muito gira de Tiktok para negócios se fores fotógrafa ou designer.

 

 

Aproveita-te do fato da plataforma ainda estar em crescimento para aliares esta explosão ao teu negócio e mostrares o lado mais dinâmico da tua marca. Utilizar o Tiktok para negócios é uma jogada de mestre neste momento. Como sempre, a única coisa que tens de ter em consideração é que, sendo o teu tempo limitado, o público-alvo que queres atingir tem de estar a utilizar. Caso contrário, estás a gastar o teu tempo onde não é mais proveitoso.