No ano de 2020, o Pinterest já registou mais de 250 milhões de usuários, tornando-se numa das plataformas mais utilizadas do ano. Em Portugal, o Pinterest começa finalmente a ganhar alguma relevância e faz todo o sentido que trabalhes a tua presença na mesma, especialmente se comercializares produtos digitais. Além disso, crescer no Pinterest é relativamente simples, desde que sejas consistente na plataforma e apliques as estratégias corretas. Hoje, vamos começar pelo básico e por algo que sei que gera dificuldades. Vou partilhar contigo o passo a passo para criares pins de Pinterest virais!

 

O que é um pin de Pinterest?

A própria plataforma define Pins como “os marcadores que os utilizadores usam na plataforma para salvar ideias no Pinterest”. Estes pins são pesquisáveis pelos utilizadores. São também clicáveis, ou seja, é possível clicar nos mesmos para ler mais informação útil sobre aquele determinado vídeo ou imagem. Qualquer pessoa pode também publicar os seus próprios pins no Pinterest pelo que, enquanto marca, esta é uma ferramenta que deves aproveitar. Os pins vão permitir-te dar visibilidade aos teus produtos e ideias, e direcionar os utilizadores para o teu website.

 

Como publicar pins de Pinterest?

  • Para criar um pin de Pinterest, entra na tua conta e clica na opção “criar” no menu superior esquerdo. Depois clica em “criar um pin”.

     

  • No ecrã seguinte, vais começar a criar o teu pin. No canto superior direito, encontrarás o menu que te permitirá escolher o álbum onde vais colocar o teu pin. No lado esquerdo, poderás fazer o upload da imagem que criaste para o teu pin. Abaixo desta imagem, tens também a opção “guardar do site”. Esta opção só fica disponível quando reivindicas o teu site no Pinterest e permite-te criar um pin diretamente a partir das imagens do teu site. Só te recomendo que o faças se tiveres no teu artigo imagens adaptadas ao ideal para o Pinterest. Vai ser também neste menu que vais adicionar o título, a descrição e a ligação de destino para o teu pin. Recentemente, o Pinterest adicionou também a opção de texto alternativo, uma opção criada para que utilizadores invisuais possam compreender o que está no teu pin. O Pinterest está a posicionar melhor pins que estejam a utilizar esta funcionalidade.

  • Depois de terminado, só tens de clicar em “publicar” e o teu Pin vai parar diretamente à pasta que definiste. A partir deste momento da publicação, os restantes utilizadores vão poder ver e pesquisar pelo teu Pin.

Porque é que o aspecto dos pins de Pinterest importa?

O Pinterest é um motor de busca visual. É uma plataforma que utilizamos normalmente para ir recolher ideias e inspiração, pelo que a parte estética deve ser extremamente importante na tua estratégia. Quanto mais atraentes forem os teus pins, melhores vão ser os resultados. É tão simples quanto isso. As pessoas só vão querer clicar e guardar os teus pins se forem visualmente fortes. Lembra-te que, perante uma pesquisa, os utilizadores são confrontados com centenas de pins e tens de convencê-los a clicá-lo no teu. Como convencê-los? Utilizando o impacto visual.

 

Como criar pins de pinterest virais?

Cria pins verticais, com as dimensões certas

Não é difícil perceber que pins verticais funcionam melhor para o Pinterest. Como o Pinterest organiza os seus pins por colunas, os pins verticais ocupam mais espaço no ecrã, ou seja, chamam mais a atenção. Idealmente, os teus pins devem ter um percentil de 2:3. Não há concordância nas dimensões “perfeitas”, mas o Pinterest recomenda 1000×1500 pixeis. Os pins devem estar em formato .jpeg ou .png e ter um máximo de 32 MB caso contrário não conseguirás fazer o upload dos mesmos.

 

Utiliza títulos diretos e cativantes

Os títulos de Pinterest são extremamente importantes para os teus pins. O conteúdo dos mesmos não pode, na maioria das vezes, ser simplesmente representado por imagens – ficaria tudo extremamente confuso – pelo que é essencial que adiciones títulos. Títulos chamativos, em letras grandes, que sejam visíveis e consigam destaque no meio de vários pins. Atenção também ao contraste das cores. Não escolhas cores que se misturem com o fundo do teu pin, caso contrário perderás leitura. Utiliza call to actions, brinca com as palavras e tenta incentivar ao clique, da mesma maneira que fazes com os títulos do teu blog. Lembra-te que, no Pinterest, tens apenas alguns segundos para conseguires atrair o utilizador antes do mesmo continuar a fazer scroll, por isso todas as estratégias importam.

 

Utiliza o branding a teu favor

Não queres apenas que os teus pins sejam visualmente atrativos, queres também que sejam reconhecidos. Para isso, quando criares os teus pins, deves ter sempre presente o branding definiste para a tua marca. O que é que isto significa? Que as cores que utilizas no teu site, nas tuas redes sociais ou na tua newsletter são as mesmas que deves utilizar nos teus pins. Usares e abusares da tua identidade visual vai permitir que as pessoas se lembrem da tua marca e que, automaticamente, saibam que aquele pin é teu. Isto gera um sentimento de confiança no utilizador que, obviamente, ajuda ao clique.

 

Sê criativa com o teu design

Como referi, os teus pins têm de ser cativantes o suficiente para que os utilizadores cliquem, por isso é claro que os teus pins tem de ser criativos e chamativos. Pessoalmente, gosto de criar os meus pins em Canva. Esta ferramenta tem disponíveis uma série de templates gratuitos que podes perfeitamente utilizar para criar pins únicos e alinhados com a tua marca. Tem apenas atenção ao excesso de ruído – com a quantidade de ferramentas disponíveis é fácil deixarmo-nos levar e acabarmos a utilizar demasiados elementos no nosso pin. Lembra-te: o propósito do teu pin tem de ser percebido!

Se, de alguma forma, sentes que não és capaz de criar os teus próprios pins, podes sempre optar por comprar um pack de templates editáveis em Canva no Creative Market. Existem packs disponíveis a valores muito acessíveis.

Alguns dos meus favoritos:

 

Utiliza fotografias com qualidade e bonitas

Podes perfeitamente criar um pin perfeito apenas com texto, desde que cries uma estrutura visualmente impactante. Contudo, pins com fotografias resultam especialmente bem. Obviamente, desde que falemos de fotografias com qualidade e atrativas. Já sabes: se não és grande fã de fotografar ou sentes que as fotografias nunca ficam como ambicionas, opta por um banco de imagens. Se não quiseres pagar uma subscrição, podes utilizar um banco de imagens gratuito no entanto lembra-te que é maior a hipótese de veres outras pessoas a utilizar as mesmas fotografias.

 

Destaca a tua oferta

Quando menciono oferta, não digo que tens de estar propriamente a oferecer qualquer coisa. Isto porque, quando crias conteúdo direcionado para o teu público, tendo em mente as suas dores, já estás a oferecer algo de valioso. Tens, portanto, de dar destaque ao que estás a oferecer no teu pin. Escreveste um artigo que ensina, passo-a-passo, como reivindicar a conta do Pinterest? Então, estás a ensinar os utilizadores a potencializar os seus resultados no Pinterest. Destaca essa informação; essa é a tua oferta. Optaste por escrever um guia que ajuda a diminuir o desperdício alimentar? Enaltece essa informação. Ao ver o teu pin, o utilizador deve perceber de imediato como é que o conteúdo pode ajudá-lo – recordo que só tens alguns segundos para conseguir fazer com que a informação passe!

 

Não te esqueças do teu url

Acrescenta o teu url no design dos teus pins por uma questão de reconhecimento e identificação, novamente. Obviamente, isto ajuda também a que ninguém copie o teu pin na integra. Deve estar igualmente visível mas mais pequeno que o restante texto, para não se tornar uma distração.

 

Atenção às palavras-chave nos teus pins

O aspecto dos teus pins é realmente importante para cativares os utilizadores, mas a verdade é que também deves ser estratégica na escolha das palavras-chaves. Só com as palavras-chave certas terás a oportunidade de aparecer nas pesquisas dos utilizadores! Sem esta primeira frente, pouco importa se os teus pins estão ou não bem construídos. Tenho um artigo apenas sobre como usar palavras-chave no Pinterest que tenho a certeza que te vai ajudar a compreender este passo na perfeição.

 

 

Como referi acima, uma boa estratégia de Pinterest pode gerar milhares de visualizações para o teu site mensalmente, o que não só é benéfico em termos de posicionamento nos motores de busca, mas também em vendas e autoridade. Posso inclusive partilhar contigo que o Pinterest é uma das maiores fontes de tráfego deste site e chegou a ser responsável por mais de 70% das visitas deste website. Por isso, se sentes dificuldade em gerar visitas, incluir o Pinterest nas plataformas em que investes diariamente é uma jogada certeira!

+100 palavras-chave para descrições no Pinterest

As palavras-chave são o segredo para conseguires viralizar no Pinterest e angariar milhares de visitas para o teu site.  Neste guia, partilho contigo +100 palavras-chave, divididas por áreas de negócio, para utilizares nas tuas descrições e obteres o melhor desempenho possível! Vamos a isso?