O que é isto da Hotmart?
Vender cursos online é uma das formas mais lucrativas de criares um negócio digital. Não só é um mercado em enorme crescimento, como é um modelo de negócio super escalável e de baixa manutenção.
Criar e vender cursos online envolve quatro passos:
- planeamento do curso;
- criação das aulas e materiais de apoio;
- configuração da plataforma de venda;
- lançamento e divulgação do curso.
No artigo de hoje vamos focar-nos no terceiro passo: configuração da plataforma de venda.
Existem inúmeras plataformas onde vender cursos online. Poderás optar por uma plataforma externa (o mais indicado para iniciantes) ou até mesmo configurando todo o curso dentro do teu website (tanto o WordPress como a Wix permitem esta opção).
Se escolheres uma plataforma externa, uma das mais conhecidas é a Hotmart.
Índice
Como vender cursos online na Hotmart
A Hotmart é uma plataforma que serve como aglomerador de cursos, e-books e outros produtos digitais. Nesta plataforma poderás colocar o teu produto para venda, utilizando as interfaces deles, sem qualquer pagamento mensal para iniciar.
No entanto, “não há almoços grátis”. A Hotmart não cobra um valor mensal aos utilizadores mas cobra por cada venda realizada. A comissão por venda depende também do valor do produto. Em produtos que custam até 15€, é cobrada uma taxa de 9,9% e ainda 0,10€ adicionais por venda. Em produtos de valor superior a 15€, é cobrada uma taxa também de 9,9% e 0,50€ adicionais por cada venda. Lê aqui tudo sobre as tarifas de serviços da Hotmart
Para além das tarifas cobradas por venda, há ainda taxas associadas à transferência do dinheiro da tua conta Hotmart para a tua conta bancária. Esta taxa começa em 7,50€ (para transferências de valores entre os 50,01€ e os 100€) e vai diminuindo à medida que o montante transferido é maior. Podes ver aqui exatamente quais são as taxas e como funciona.
Como funciona a Hotmart
O serviço da Hotmart é bastante diferente do das outras plataformas de venda de cursos online como a Thinkific, a Teachable ou o Podia.
A maior parte das ferramentas funcionam exclusivamente como software para uso do utilizador. Crias uma conta, pagas uma mensalidade e tens acesso a ferramentas para criar o teu curso online e colocá-lo à venda. As ferramentas têm integração com softwares de pagamento, como o Stripe e o Paypal, e o dinheiro é enviado diretamente para a tua conta.
Na maioria não há comissões, pois já há um pagamento mensal para uso da plataforma.
Na Hotmart não é bem assim. A Hotmart é uma das entidades do processo de venda. Para a Hotmart tu és apenas o produtor, depois existe a Hotmart como comerciante e poderão existir ainda afiliados (já que esta plataforma tem como eixo principal ser um mercado para afiliados).
Quando crias um curso e o colocas à venda na Hotmart não poderás usar esse conteúdo em mais nenhuma outra plataforma, tem de ser algo exclusivo da Hotmart, e são eles os vendedores diretos para o consumidor final, como se o produto fosse deles e tu fosses paga apenas para produzir produtos para eles.
Claro que, na prática, o que acaba por acontecer é que todo o trabalho de divulgação é feito por ti e as vendas acontecem nas tuas páginas, usando apenas o sistema deles. No entanto, na teoria e na parte legal, não é isso que acontece.
Por ser a Hotmart o comerciante, todos os teus produtos são vendidos com IVA (mesmo que tu estejas isenta, isso só é relevante na tua relação com a Hotmart, quando eles te pagarem a ti, não é relevante na venda do teu produto). Isso significa que quando colocas um produto à venda, ele será sempre vendido com IVA. 23% do que o cliente paga não é para ti nem para a Hotmart, mas sim IVA para a Hotmart entregar ao Estado no país onde tem a sua sede.
A parte boa, é que deixas de ser tu a responsável por esses encargos relacionados com cada cliente. A parte má, é que não consegues usufruir do benefício de isenção que te iria permitir ter preços mais baixos já que não terias de cobrar IVA, tornando-te mais competitiva no mercado numa fase inicial de negócio.
Criar conta e criar produto
O primeiro passo é criares uma conta como vendedor de produtos. Para isso deves aceder a www.hotmart.com e clicar no botão laranja, no canto superior direito, que diz “Cadastre-se”.
Preenche os teus dados, confirma o teu email e estarás pronta para criar o teu primeiro produto.
Quando fazes login és sempre redirecionada para a página do painel de controlo, ou dashboard, onde tens um resumo das vendas e outras informações importantes.
Do lado esquerdo encontras o menu principal da Hotmart, com todas as opções que possas necessitar, desde a criação do produto aos afiliados, dados de pagamento, estatísticas e saldos…
Para criares um produto acede à opção “Produtos” no menu e, em seguida, “Cadastrar Produto”. Irá aparecer uma página que pergunta que tipo de produto vais vender e a partir daí terás um passo a passo para preencheres tudo o que se refere ao produto, do nome à descrição, o preço, as condições de compra, imagem do produto, etc.
Os formatos principais estão logo em destaque no topo, são eles o curso online, a assinatura (programa de subscrição), o ebook e o evento online, mas em baixo tens mais algumas variedades de produtos que podes comercializar.
Um dos primeiros passos da criação de um produto é a precificação. Aqui deves ter alguns cuidados.
Como disse, quem comercializa os teus produtos é a Hotmart, o que significa que todas as compras terão IVA. Poderás decidir se o valor do IVA está já incluído no valor que definiste (e portanto o valor real do produto será o valor que definiste menos os 23% do IVA) ou se ele é acrescentado como extra.
Se optar pela primeira hipótese, o cliente vê, desde o primeiro momento, o preço COM IVA. No checkout há depois uma discriminação de quanto é produto e quanto é IVA.
Se optares pela segunda opção, o cliente verá o preço do produto SEM IVA e só quando chegar ao checkout é que aparecerá o IVA como acréscimo ao valor que era mostrado.
Pessoalmente, não recomendo esta segunda opção porque 23% ainda é um valor alto e o cliente quando clica em comprar tem um valor em mente que depois não será o valor real que vai pagar. Na minha opinião, mais vale que coloques logo o valor final que o cliente vai pagar, fazendo tu todos os cálculos para receberes o valor final que pretendes.
Recordo que para além dos 23% de IVA, o valor que o cliente paga ainda inclui as taxas da Hotmart (9,9% + 0,10€ OU 9,9% + 0,50€), portanto o valor final que TU vais receber é apenas o que sobrar depois de todos esses descontos.
Depois de preencheres os primeiros dados do produto, aí sim serás enviada para a página onde conseguirás criar o CONTEÚDO.
Se o teu produto for um ebook, o ficheiro é logo carregado numa das opções do ecrã anterior e não irás para esta opção de área de membros e afins. Se for um curso online ou uma assinatura, é aqui que vais criar as turmas, os conteúdos, definir se os conteúdos ficam disponibilizados na totalidade no momento da compra ou se são disponibilizados de forma faseada, entre muitas outras opções que a Hotmart permite.
Apesar de considerar que ter um website próprio é fundamental numa boa estratégia de marketing e comunicação, a verdade é que para venderes na Hotmart não precisas de ter um website. A Hotmart permite a criação de páginas de venda para cada produto (landing pages) e podes realizar todas as tuas vendas diretamente através delas. Cada vez há mais opções dentro destas landing pages, sendo já bastante otimizadas e apelativas.
Mas se optares por ter o teu próprio website e por criar as tuas landing pages de produto dentro dele, poderás usar o link de pagamento ou o widget diretamente no teu site para encaminhar as pessoas para o checkout, sem terem de passar por mais nenhuma página da Hotmart. Basta clicares em “HotLinks” para aceder a estes elementos.
Criar o conteúdo de um curso
O conteúdo do curso é criado dentro da Área de Membros Hotmart. Para acederes, basta clicares em “Área de Membros” e depois clicares no botão roxo “Usar a Área de Membros Hotmart”. Terás ainda um segundo ecrã novamente com um botão roxo, e por fim chegarás à zona da criação do teu curso.
É nesta zona que vais começar a criar o teu curso. Cada curso terá uma Área de Membros diferente, onde tens acesso às turmas, alunos, comentários, conteúdos, mas também aos dados relacionados com as vendas deste respetivo curso.
Os materiais dos cursos, dentro da Hotmart, estão divididos em dois níveis: Módulos e Conteúdos. Os módulos são o correspondente aos capítulos, os conteúdos são o correspondente às aulas.
Para começares, deves clicar no botão azul “+ Adicionar Módulo”.
É aqui que preenches o nome do módulo, as turmas que têm acesso a esse módulo e se é um módulo gratuito ou não. Atenção que se selecionares o módulo como gratuito, tudo o que colocares dentro deste módulo ficará acessível de forma gratuita mesmo a quem não está inscrito.
Depois de salvares as definições do módulo, podes clicar na opção “Conteúdo” e serás levada para esta página. Aqui podes criar mais módulos e podes adicionar materiais dentro dos módulos. O material de aulas deve ser adicionado como “Conteúdo”, mas poderás também adicionar uma aula Live agendada, um quiz ou um anúncio (normalmente conteúdo para comunicares outros produtos teus).
O conteúdo das aulas poderá ser em texto, vídeo ou incluir anexos como ficheiros .pdf ou noutros formatos. Tens também opções de liberação de conteúdo em que defines se o conteúdo fica disponível imediatamente ou apenas X dias após a compra, ou numa data específica.
Isto é super útil para quando estás a lançar o teu primeiro curso, pois não precisas de criar logo todos os conteúdos sem saberes se terás vendas. Cria apenas o primeiro módulo e compromete-te a entregar um módulo por semana. Assim poderás criar apenas os restantes conteúdos caso tenhas compras e tens tempo para os criar, semana a semana.
Opinião sobre a Hotmart
Já conheço a plataforma há muitos anos e tem vindo a evoluir muito. É bastante apelativa para quem tem medo de se comprometer a pagar uma mensalidade noutra plataforma e por isso tem atraído muito os pequenos empreendedores.
Em Portugal o mercado de afiliados não tem tanta força e isto tornar-se insignificante, mas no Brasil há algumas vantagens em teres o teu conteúdo na Hotmart pois existem pessoas que se dedicam exclusivamente a vender os produtos dos outros. Sim, tens de partilhar os ganhos com essas pessoas, mas também tens muito menos esforço de venda.
Sendo que se torna uma plataforma tão apelativa para os pequenos empreendedores, acho as comissões e todas as taxas associadas à atividade na plataforma um valor demasiado alto precisamente para quem está a começar.
No entanto, a verdade é que a Hotmart tem praticamente todas as funcionalidades disponíveis sem qualquer custo extra para além das comissões. Embora as versões base de outras plataformas pagas possam parecer bastante apelativas em termos de preço VS comissões Hotmart, para que consigas ter todas as funcionalidades que tens na Hotmart provavelmente vais pagar um valor bem mais elevado do que pagas em comissões.
Pode sim existir uma fase do teu negócio em que compense, monetariamente, estar fora da Hotmart. Mas no início, é uma plataforma bastante aliciante.
Post perfeito! Super completo. Uso a Hotmart mas já me estou a preparar para migrar porque já está como disseste a deixar de compensar por todas essas taxas. Ainda mais agora que vou abrir empresa, todos os cêntimos contam. Obrigado pelo trabalho incrível!
Olá! Bem esclarecedor! Gostaria de saber que tipo de empresa precisaria abrir pra vender meu produtor na Hotmart, em Portugal e se o mesmo produto poderia ser vendido no Brasil tbm.
Desde já agradeço muito!
Olá Sissi, não sou contabilista mas vou tentar ajudar o melhor possível. Por parte da Hotmart não precisas de abrir nenhuma empresa, nem mesmo atividade.
Mas legalmente, em Portugal, tens de declarar todo o dinheiro que ganhas. Por isso, para teres tudo legal, precisarias de abrir atividade em nome individual.
Na Hotmart poderás vender para qualquer país.
Muito esclarecedor.
Só não entendi, como declaramos o valor que recebemos da hotmart? Ao estarmos isentos de iva não pagamos o IVA mas também não passamos fatura ao comprador. Então como fazemos a declaração nas finanças?
Obrigada 🙂
Declaras o valor que receberes da Hotmart. Passas a fatura à entidade Hotmart. Sendo uma transação internacional tem características específicas em relação ao IVA.
Em nome individual há isenção de iva até 12.500 euros, mas na prática a isenção de iva acaba por não funcionar porque a Hotmart o cobra ao comprador, certo? Já para quem não tem empresa, o iva é cobrado ao comprador e depois o produtor ainda tem que pagar o iva associado à transação internacional da Hotmart para si?
Isto é, nessa hipótese sem empresa não significaria pagar indiretamente o iva e depois outra vez voltar a pagá-lo só pela transação, sendo portanto duas vezes?
Não, para trabalhar com a Hotmart tens de assinalar que fazes transações intracomunitárias e existe autoliquidação de IVA
Se o rendimento for inferior a 10 mil, o Estado devolve na totalidade o iva que a hotmart já cobrou? Só assim haveria a tal “isenção” de iva para o empresário em nome individual.
A autoliquidação do iva ainda significaria ter que pagar indiretamente iva, certo?